03 de março de 2021 às 12h54m
Selo vai garantir comércio seguro na pandemia no município de Cedro

Equipes da Vigilância Sanitária, de Endemias e a Guarda Municipal estão visitando as lojas e, de acordo com o efetivo cumprimento dos protocolos sanitáriops, serão certificadas como local seguro para se fazer compras – ou "Estabelecimento Ok"

O município de Cedro registra casos da Covid-19 desde março do ano passado, com aumento considerável de casos. E como o centro da cidade concentra o maior número de estabelecimentos comerciais, é para lá que se voltam as atenções do poder público municipal. Por essa razão, a Prefeitura, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL/Cedro) e as lojas Maçônica Deus e Justiça Nº 11 e Fernando Ferreira Lima 138 se uniram para levar conscientização e apoio ao bairro neste período crítico de nova onda da pandemia. 

 

Os estabelecimentos que estiverem cumprindo rigorosamente o protocolo de saúde pública vão receber uma certificação. A identificado se dará por meio de um selo adesivo a ser afixado, de forma visível, nesse comércio. O prefeito Joãozinho de Titico explica que o consumidor vai ganhar uma importante referência de saúde na hora de decidir fazer suas compras. "Buscamos de todas as formas levar a orientação para nossa população e os comerciantes. Ainda assim, fazendo-se necessário, iremos editar medidas mais restritivas", destaca.  

 

Tudo e todos contra a Covid-19 

A medida foi implantada na tarde desta segunda-feira (1), em diversos pontos comerciais do centro. "A população também precisa se conscientizar e ajudar no combate a essa cruel doença. O selo se soma a uma série de ações de combate que iremos desenvolver pelos próximos dias e meses, com isso deixando os locais mais seguros para os consumidores", ressalta a Coordenadora da Vigilância em Saúde, Marília Cortez, afirmando que a medida foi aprovada por comerciantes e moradores.  

 

Novas medidas implantadas 

Desde janeiro passado, a Prefeitura da ampliação de locais para desinfecção, utilização de carro volante nos bairros e distritos anunciando as medidas higiênicas necessárias, a divulgação de spots em emissoras de rádios, a ampliação de rotas com apoio da Guarda Municipal e da Polícia Militar. A secretária de Saúde Norma Marques explica que a iniciativa faz parte das deliberações do Comitê Municipal de Enfrentamento à Covid-19. "Além dessa, uma outra campanha irá incentivar as pessoas a darem preferência aos locais que ganharem o selo 'Estabelecimento Responsável'", destaca.  

 

O que consta no selo 

Lá vai estar a inscrição "ESTABELECIMENTO OK", indicando ser aquele um local seguro para realizar compras. Além disso, frases como "Só entre de máscara", "Mantenha distanciamento" e "Você é o amor de alguém: Cuide-se e proteja este alguém", também serão espalhados pela cidade.  

 

Números que preocupam 

No mês de janeiro foram contabilizados 246 novos casos de Covid-19; em fevereiro, 280. E até esta segunda-feira, dia 1º de março, o município contabilizou 25 novos casos do novo coronavírus. 


Fonte: Marciel Bezerra

Compartilhar
Publicidade
Todos os direitos reservados para avol.com.br - no ar desde 2001