28 de junho de 2005 às hm
MUDANÇAS NA JUSTIÇA

O Tribunal de Justiça do Estado do Ceará vem se renovando nos últimos anos, principalmente, pela aposentadoria de conhecidíssimos desembargadores. Foi assim com Assis Nogueira, Águeda Passos, Carlos Facundo, José Mauri Moura Rocha, Gilson Viana Martins e tantos outros. Nos últimos meses informamos aqui mesmo nesse espaço que iríamos ter novas mudanças até o final de 2005. A morte do desembargador Hugo Alencar Furtado, sem dúvida, antecipou as mudanças previstas e, que iriam ocorrer pelos critérios de antiguidade e merecimento. Assim sendo, será nesta quinta-feira, 30 de Junho, no final da tarde, a posse do Dr. José Edmar de Arruda Coelho, como Desembargador, na vaga de Hugo Alencar Furtado. E ainda este ano, dois outros desembargadores vão se aposentar: em novembro o atual Presidente do TRE (Tribunal Regional Eleitoral), Desembargador José Eduardo Machado de Almeida, vaga que será ocupada pelo critério de Merecimento (poderão concorrer os 29 juizes da capital, os mais antigos, no caso, pertencem ao 1° do 5°). Os interessados vão se inscrever e passarão pelo crivo do Pleno do Tribunal e após conhecida a lista tríplice, a escolha final fica com o Presidente do Tribunal, Desembargador Francisco da Rocha Victor. A outra vaga ainda este ano será aberta em Dezembro, com a compulsória da Desembargadora Apoline Viana. Nesse caso, a substituição voltará a ser por Antiguidade e estará apto como primeiro da lista o juiz José Mário Martins Coelho. No caso do TRE, em novembro, a vice-Presidente, Desembargadora Huguette Braquehais, assumirá a Presidência e concluirá o mandato até o início de 2007, portanto, caberá a ela presidir as Eleições – 2006. ANOTEM PARA CONFERIR.

CONSELHEIRO



O deputada Pedro Timbó (Foto), pertencente ao PSDB e um dos maiores amigos do Governador Lucio Alcântara (em quem sempre votou, seja para Deputado Federal, Senador e Governador), tem seu nome absolutamente certo para ocupar a vaga de Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, aberta semana passada, com a aposentadoria do Conselheiro Luciano Barreira. Há um acordo entre os grupos políticos ligados à Lúcio Alcântara- Tasso Jereissati e Ciro Gomes, no sentido de que o nome de Pedro Timbó (TCE) e Chico Aguiar (ex-PPS) para o TCM sejam os escolhidos.

BASTIDORES

**** Circularam no último sábado, no Shopping Center Iguatemi, o Prefeito de Maranguape, Dr. Eduardo Gurgel, com familiares e o Auditor Fiscal (aposentado), da Secretaria da Fazenda, José Amarílio Belém de Figueiredo. Com os dois conversei e pude sentir que há consonância no que pensam sobre as eleições-2006, no Ceará: que o Dr. Lúcio Alcântara continua a ser o nome mais forte para o Governo do Estado. E por motivos óbvios.

**** Também fazia compras sábado no Iguatemi, com a sua atual mulher, o ex-Prefeito de Assaré, Benjamim Oliveira. Com quase os sete(7) filhos, Benjamim dizia-se animado com a possibilidade do amigo Sérgio Machado (atual Presidente da Transpetro) vir a ser candidato a Deputado Federal, peIo PMDB, eleição certa, dizia Benjamim.

**** Comemorado no final-de-semana, na casa de praia do Dr. Manoel Milfont, no Cumbuco (Caucaia), o aniversário do Juiz Federal, Roberto Machado. O aniversariante, muito descontraído e feliz, compareceu com a sua esposa Silvana e recebeu o carinho de vários amigos convidados para o evento. Dentre os quais, o casal Professora Jovita Farias Câmara-Dr. Francisco José Martins Câmara, Juiz titular da 9ª Vara de Família e um dos magistrados mais queridos na categoria.

ESPORTE E LAZER

O Programa de Apoio às Reformas Sociais para o Desenvolvimento de Crianças a Adolescentes (Proares), desenvolvido pela Secretaria de Ação Social do Estado (SAS), inaugurou na última semana, o Pólo de Atendimento do Camará, em Aquiraz, distante 24Km da sede municipal. A referida unidade vai proporcionar um melhor atendimento no pólo, que utilizará o espaço para promover atividades de esporte, lazer e artes.

SELO UNICEF

A Prefeita Patrícia Aguiar reuniu semana passada, em Tauá, representantes das secretarias municipais para o planejamento e articulação das ações voltadas para a conquista do Selo Unicef – Edição 2006. Patrícia conclamou à todos, no sentido do envolvimento no projeto, que visa a continuidade da melhoria dos indicadores sociais. A coordenação das articulações ficou a cargo da Secretaria Municipal de Educação.

ELEIÇÕES-2006

O PMDB está desenvolvendo, a partir de agora, importante programa de filiações, na capital e interior, visando as eleições "Quase Gerais", em 2006. Em 2006 teremos eleições para Presidente da República, Governadores dos Estados, para escolha de 1/3 do Sanado a ainda para a Câmara Federal e Assembléias Legislativas. Ficam de fora apenas, prefeitos e vereadores. No caso do PMDB, em nosso Estado, acaba de ganhar a filiação do deputado Ronaldo Martins (eleito peIo PL), do Bispo Flávio Bezerra (da igreja Universal do Reino de Deus, potencial candidato à Câmara Federal), afora outras lideranças regionais, como em Choro. Ali, a Prefeita Iraci Dantas e o esposo, ex-Prefeito Otácio Dantas Filho, comandaram a adesão de quatro vereadores ao PMDB. O deputado Carlomano Marques, afora o Líder do Partido na AL, Sávio Pontes e o Ministro Eunício Oliveira, prestigiaram o evento.

CIDADE DIGITAL

Com recursos liberados pelo Ministério das Comunicações, será implantada em breve em Tauá a denominada Cidade Digital, um dos grandes investimentos previstos para o primeiro ano do segundo mandato da Prefeita. Aguarda-se, segundo a firma a própria prefeita Patrícia Aguiar, para os próximos dias, o início das obras referentes ao Telecentro de Tauá e à Sala de Vídeo-Conferência, que se localizarão ao lado do prédio do CEO - centro de Especialidades Odontológicas, na Rua Abigail Cidrão.

MODERNIZAÇÃO

Sobre o Projeto Cidade Digital, em Tauá, o Secretário de Ciência e Tecnologia do Município, Professor João Álcimo Viana Lima, ressalta que o projeto integra uma estrutura bem mais abrangente, incluindo um provedor público; o programa “Se Liga Tauá”; Intrane (Espaço do Servidor); Tele Educação; Agentes Comunitários de Saúde Informatizados; Quiosques Digitais e TauáCard. O Projeto de Inclusão Digital de Tauá (Modernização) se tornou referência no âmbito do Ministério das Comunicações, graças a esse conjunto integrado de investimentos tecnológicos.

RAPIDÍSSIMAS

**** Dando prosseguimento a um grande conjunto de obras que vem realizando nos primeiros meses do seu segundo mandato, a Prefeita Patrícia Aguiar autorizou a construção de um equipamento urbano de três canteiros, com abrigos para bancos, modernizando a conhecida Avenida Prefeito Moacir Pereira Gondim.

**** Moradores do bairro Planalto Horizontino (em Horizonte, claro), terão água encanada. A obra será concretizada, graças a convênio que o Prefeito Chico César viabilizou junto à Funasa, Fundação Nacional de Saúde.

**** Vereadores que começam bem um novo mandato na Câmara Municipal de Fortaleza: Didi Mangueira (PSL), Carlos Mesquita (PMDB), Nelba Fortaleza (PTB) e entre os novos, o destaque para Salmito Filho (PT), José do Carmo (PSL) e o próprio Presidente do Poder, TIN Gomes.

**** Rádio Costa do Sol, com 5o quilos de potência (FM), dos irmãos Gaudêncio e Carlos Guálter Gonçalves de Lucena, encontra-se em caráter experimental. Algumas cartas atestam audiência no longínquo Icó.

**** Termina hoje, 28 de Junho, a 1ª Oficina de Orientação para o trabalho que a Fundação Deputado João Frederico Ferreira Gomes realiza desde a última quinta-feira, 23-06, na Avenida Robert Kennedy, 58, nas Goiabeiras, Barra do Ceará, em Fortaleza. Técnicos do SINE/IDT discutem com os participantes: capacitação para ingresso no mercado de trabalho; ética; postura, elaboração de currículo e perfil requerido pelo mercado de trabalho atual.

(Até a próxima, fiquem com Deus e tudo pela felicidade da Família, dos Municípios e da Política)




COMPARTILHAR




Mais - Coluna do Viana

  1. 18.01.2019Sexta Inscrições até domingo para aguardar vagas em hospital
  2. 17.01.2019Quinta FUTURO PRESIDENTE DA AL/CE COSTURA FORMAÇÃO DA MESA
  3. 16.01.2019Quarta GOVERNO CONSTRUIRÁ ARENINHA NO POLO DE LAZER DO JEREISSATI
  4. 15.01.2019Terça NOVA ASSEMBLEIA COM PRESENÇA DA TRADIÇÃO
  5. 14.01.2019Segunda Ceará sem Drogas movimentou 70 mil pessoas em 25 municípios
  6. 11.01.2019Sexta Cidades cearenses ganham novos cursos de Medicina
Todos os direitos reservados para avol.com.br - no ar desde 2001